Picasso: 23 curiosidades desconhecidas

Pablo Picasso é um dos nomes maiores de toda a História da Arte Mundial. Pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta, dramaturgo, se há característica bem evidenciada pelo artista espanhol é a insatisfação, numa procura constante pela superação e pela rutura com o tradicional.  Aclamado como co-fundador do cubismo, Picasso é um dos artistas que mais foi experimentando teorias e técnicas, sendo por isso possível agrupar o seu trabalho por diferentes períodos (Período Azul, Período Rosa, Cubismo Analítico, Cubismo Sintético, entre outros.)

Estimando-se que tenha produzido perto de 150.000 nos seus 91 anos de vida, o legado de Picasso é impressionando, constando de coleções um pouco por todo o Mundo.

picasso map-01

Ver obras de Picasso espalhadas por coleções do Mundo

Porquê 23?

O mapa acima assinala 23 obras de arte de Picasso, criadas em 23 anos diferentes, e expostas ao público em 23 espaços diferentes.

Fomos um pouco mais longe e recolhemos 23 factos e curiosidades que talvez desconheça sobre a vida de Picasso.
Porquê 23?
Já vai perceber…

1. 23 nomes

Picasso foi batizado como Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito Ruíz y Picasso (sim, leu bem!). É composto por 23 nomes. Um nome tão grande quando a sua genialidade.

2. Nascido em Málaga

Nasceu em Málaga, Espanha, a 25 de outubro de 1881.

3. Destino

A primeira palavra que proferiu foi lápis. Poderá dizer-se que a sua relação com a arte é quase genética.

4. Formação precoce

O seu pai foi artista, professor de arte e curador de um museu. Começou a ensinar arte a Picasso quando este tinha 7 anos.

5.  Primeira obra de arte

A primeira pintura conhecida de Picasso – ‘Le Picador’ (1890) – foi produzida quando este tinha apenas 9 anos.

sgs

6. Entrada na Escola de Belas Artes

Foi aceite na Escola de Belas Artes quando tinha 13 anos. Enquanto os restantes candidatos demoraram sensivelmente um mês a concluir os exames de admissão, Picasso completou o processo em apenas uma semana.

7. Primeira exposição

Expôs pela primeira vez em público aos 13 anos, quando apresentou os seus trabalhos nas traseiras de uma pequena loja de guarda-chuvas.

8. O reconhecimento

A sua primeira pintura conceituada chama-se ‘A primeira comunhão’ (1986) e foi realizado como trabalho académico quando tinha 15 anos. Pode ser vista no Museu Picasso em Barcelona (Espanha).

novo9. Períodos artísticos

O trabalho de Picasso é dividido em 5 principais períodos ou épocas: o Época Azul (1901–1904), Época Rosa (1905–1907), Cubismo (1907-1925), Classissismo (1920-1930) e Surrealismo (1926 em diante).

10. Insucesso escolar

Picasso foi um brilhante artista mas um estudante medíocre, com notas muito fracas e frequentemente castigado pelos seus professores.

11. Produziu cerca de 150 000 obras

Os peritos acreditam que em toda a sua vida Picasso produziu cerca de 147 800 obras, considerando 13 500 pinturas, 100 000 impressões e gravuras, 300 esculturas e cerâmicas e 34 000 ilustrações. Impressionante para 78 anos de carreira.

12. Gosto pela poesia

Picasso também expressou a sua genialidade através da poesia tendo registado em seu nome centenas de poemas.

13. Milhares de obras roubadas

As pinturas de Picasso foram roubadas mais do que qualquer outro artista no Mundo. São mais de 1100 trabalhos listados como perdidos ou roubados até aos dias de hoje.

14. Obra mais cara alguma vez vendida em leilão

A obra de arte mais cara do mundo alguma vez vendida é de Picasso. A pintura de 1955 “Les femmes d’Alger (Version ‘O’)” foi vendida em 2015 por 179.4 milhões de dólares num leilão da Christie’s em Nova Iorque.

15. Diretor de Museu

Picasso foi diretor do Museo Nacional del Prado em Madrid (Espanha) entre 1936 e 1939.

16. Exposição no Musée du Louvre

Foi o primeiro artista a receber a honra especial de comemorar em vida os seus 90 anos com uma exposição na grande galeria do Musée du Louvre, Paris (França).

grand

17. Suspeita de roubo

Em 1911 Picasso foi um dos principais suspeitos de roubar “La Joconde”, a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci do Musée du Louvre, Paris (França). A polícia acreditava que Picasso e o poeta e seu amigo Guillaume Apollinaire seriam os autores do roubo.

18. Proibição Nazi

Durante a ocupação alemã de Paris (França) durante a II Grande Guerra Mundial, os nazis proibiram a exibição de pinturas de Picasso por “não seguirem as normas orientadoras da arte” segundo estes.

19. História de Guernica

Diz-se que, ao ver Guernica, um oficial nazi terá perguntado a Picasso “foste tu que fizeste isto?”, ao que o artista respondeu “não, foram vocês!”.

guarnica20. Vida amorosa

Picasso era um homem de grandes (e várias) paixões. Consta que manteve diversos relacionamentos ao longo da sua vida, tendo efetivamente casado em 2 ocasiões. Teve 4 filhos de 3 mulheres diferentes.

21. Amor por animais

O pintor também adorava animais! Picasso teve um rato, uma tartaruga, um macaco e vários cães e gatos.

22. A icónica t-shirt

A sua icónica t-shirt branca listada de azul navy era parte do uniforme oficial da Marinha Francesa, contendo 21 linhas horizontais que representavam cada vitória de Napoleão.

pi

23. Sepultura

Pablo Picasso morreu a 8 de abril de 1973 em Mougins (França) com 91 anos de idade. Encontra-se sepultado no Castelo de Vauvenargues, no sul de França.

Comments

comments