‘Eric’, o primeiro robô a ser construído no Reino Unido

‘Eric’, o robô, foi construído em 1928 pelo Capitão William Richards, um veterano da Primeira Grande Guerra, e apresentado a público na abertura da Exposição da Sociedade de Engenheiros do mesmo ano.

ericrobot2-xlarge_trans++p2tmszG4J0NRP85X1D0MiwQCi3bJ-gLItXLazTV_24g

Para delírio da audiência, Eric surgiu no Royal Horticultural Hall movimentando-se e acenando para a esquerda e direita, dando um espetáculo único, com direito inclusive a discurso de abertura de quatro minutos. O sucesso após a primeira exibição foi tal que Eric iniciou uma tournée pelo mundo, conquistando públicos na Europa, Inglaterra e Estados Unidos.

eric2-large_trans++9rg-P7f8wNnSS1PPckrMR-dXsnpCz3tP6_Ws0MCzAGg

Passado o entusiasmo inicial, o outrora aclamado robôt rapidamente caiu em esquecimento. Desmontado em peças, ficou durante todos estes anos reduzido a pedaços de latão. Mas os anos inglórios de Eric parecem ter terminado: ao procurar informações para a sua nova exposição de robótica, os curadores do Museu de Ciência de Londres redescobriram a história do amistoso objeto. “Eric era tudo o que se imaginava que um robô pudesse ser. Ele falava e movimentava-se. Mas o mais incrível é que foi um dos primeiros robôs do mundo e o primeiro construído no Reino Unido”, assume Ben Russell, curador da exposição. O Museu da Ciência propõe-se agora reconstruir Eric, tendo já lançado a campanha ‘Kickstarter Campaign‘, para angariar £35,000. Depois de refeito, Eric irá novamente percorrer o Mundo, conjuntamente com a exposição ‘Robôs’, com abertura marcada para fevereiro do próximo ano.

 

Comments

comments