A importância de comprar obras de arte originais

Deter obras de arte originais parece ter adquirido, ao longo do tempo, um estatuto de elite e “conquista” unicamente acessível a alguns. Para a maioria dos “comuns mortais”, adquirir um trabalho artístico resume-se à possibilidade de comprar, em lojas comerciais, peças reproduzidas massivamente, julgando que a relação qualidade/ preço e o resultado final serão suficientemente satisfatórios.

Mas não se deixe levar pela conversa de que, para comprar uma obra de arte original, necessita de despender uma pequena fortuna! A criação de plataformas de arte online, como a shairart, veio democratizar o acesso à arte, independentemente da sua localização geográfica mas, mais do que isso, veio dar a possibilidade a talentosos artistas emergentes, cujos trabalhos podem ainda ser adquiridos a preços bastante apelativos, com o extra de terem um exponencial potencial de valorização, de chegarem a interessados em arte em todo o mundo. Ou seja, qualquer um pode comprar e colecionar obras de arte originais! Sim, leu bem, qualquer um. Sem qualquer necessidade prévia de conhecimento do mercado artístico, experiência em colecionismo ou grau académico em história da arte. Tudo o que é necessário é ter paixão, capacidade de pesquisa de alguns dados importantes, e gosto por dar o preço justo por uma peça com qualidade meritória.

É inegável que obras de arte originais trazem uma dinâmica a um espaço que mais nenhum item tem a capacidade de concentrar. Para além de as obras transmitirem imediatamente, a quem visita, informações sobre a personalidade e gosto do visitado, funcionam também como um ótimo desbloqueador de conversa. Mais, há um “pedacinho” do artista que é único! Mais ninguém, em qualquer parte do Mundo, tem uma criação artística igual, e a profundidade e intensidade disso é tão forte, a ligação emocional a uma obra de arte original é de tal forma mágica, que não há como encontrar um “bem substituto” para ela.

Ainda assim, importa sublinhar que a compra de arte é um momento muito pessoal. Não existe boa ou má arte, e não existe uma forma correta ou errada de começar a comprar e colecionar obras de arte originais. Quaisquer que sejam as motivações, a quantia que se está disposto a gastar, onde e quando se quer comprar, o mais importante é encontrarem-se as obras de arte que realmente nos transmitem algo, que verdadeiramente “comunicam” e se conectam instintivamente connosco.

Comments

comments