Picasso visto ao pormenor com a nova câmara da google

Que já não era necessário deslocar-se a um museu para “percorrer” os corredores com as mais impressionantes masterpieces não é exatamente uma novidade. Que possa apreciar essas obras de arte, até ao mais ínfimo detalhe, sem necessitar de se deslocar ao espaço físico onde estas estão deixa também de ser uma limitação. A Google acaba de anunciar a sua mais recente invenção e, para deleite dos amantes de arte, trata-se uma câmara de poderosíssima resolução, pensada para que se possam apreciar todos os pormenores de uma obra a partir de um telefone ou de um computador.

Apelidado ‘Art Camera’, o dispositivo já captou milhares de gigapixeis de obras de arte famosas, disponibilizadas gratuitamente. Em termos práticos, a imagem em gigapixel é obtida a partir de um bilião de pixeis, alcançando por isso detalhes muitas vezes impercetíveis ao olho humano.
344FFA7500000578-3595637-Vincent_Van_Gogh_Portrait_of_Armand_Roulin-a-6_1463520921689

sf

344FFA5900000578-3595637-image-m-9_1463520980994

Na verdade, o trabalho desenvolvido pelo Google Cultural Institute nos últimos anos já se vinha a aproximar desta disponibilização detalhada da composição pictórica das obras de arte. A grande questão prendia-se, de acordo com Ben John (engenheiro da Google), com a quantidade de tempo, recursos humanos especializados, e material técnico necessários para esta captação de imagens. A introdução da ‘Art Camera’ vem permitir à empresa fazer mais e melhor, reduzindo o tempo de captação por obra para 30 minutos.

Equipado com um sistema de laser e sonar que utiliza ondas sonoras de alta frequência para mediar a distância da obra de arte,  o robô captou já imagens de obras de Pissarro, Signac, Rembrandt, Van Gogh ou Monet.

 

Comments

comments