ARCOMADRID 2015 – OLÉ!

Não há outro tom que possamos introduzir neste artigo que não o êxtase! Tivemos o privilégio de, pela primeira vez, estar presentes na ARCOmadrid 2015 como ‘visitantes profissionais’, e a experiência não podia ter sido mais satisfatória. A 34ª edição da feira de arte contemporânea, que decorreu até 01 de Março, compilou obras de arte procedentes de 30 países, num total de 212 galerias espanholas e internacionais. A edição deste ano, cujo país convidado – a Colômbia -, se faz representar por uma dezena de galerias de arte, contemplou 28 galerias adjacentes à categoria #opening, dedicada a espaços com menos de sete anos de existência, bem como galerias agregadas a #soloprojects, uma secção que se apresentou como um espaço de investigação de trabalhos de artistas da América Latina.

Para além da mostra de obras nos stands, decorreram simultaneamente apresentações de catálogos e de atividades promovidas pelos espaços culturais, conversas sobre o mercado contemporâneo, mesas redondas entre agentes ativos na realidade artística, sessões dedicadas a profissionais da área.

IMG_1735

Sculpture, Julian Opie

A ARCOmadrid é reconhecida como uma das principais feiras de arte contemporânea no circuito internacional. Desde a sua primeira edição, em 1982, reúne propostas artísticas que  vão desde a vanguarda histórica, à arte emergente, contemplando ainda arte moderna e contemporânea.  Esta feira, realizada anualmente no espaço da ‘Feria de Madrid’, é impulsionadora de um enorme contributo para o mercado da arte em Espanha.

Em jeito de curiosidade, e de acordo com um estudo sobre o mercado de arte espanhol no ano de 2014, realizado por Clare McAndrew, a ARCOmadrid gerou um impacto na economia espanhola calculado em mais de 100 milhões de euros.

Filtro, Ignasi Aballí
Geometria espiralada da flor e seu cipó, Ernesto Neto
Notes for dried and living bodies, Luca Trevisani
Notes for dried and living bodies, Luca Trevisani
Captcha n°2 – Toilet, Matthew Darbyshire
Lino Lago
Por las nubes al fondo una isla, Chema Alvargonzález
Corod del Parral 4, José Manuel Ballester
El lugar de los hechos, Álvaro Perdices & Jorge Diezma
Ricardo Rendon
En proceso de expansión, Manuel Calderón
Jorge Mayet
Be good, be bad, just be, Sylvie Fleury
The Sixties, Teresa Burga
T.B. Creator Red, Ana Prada

 

 

Comments

comments